Com o objetivo de alinhar as ações para a implantação de hortas comunitárias nos 100 municípios selecionados pelo programa estadual Bahia Sem Fome, foi realizada, nesta segunda-feira (25/08), uma reunião virtual com a participação de equipes técnicas e gestores do programa, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e das prefeituras envolvidas.
Durante o encontro, o coordenador do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira, destacou o papel estratégico da iniciativa no enfrentamento à insegurança alimentar. “A Bahia tem avançado com um conjunto de ações como a distribuição de cestas básicas e o apoio a cozinhas comunitárias para o fornecimento de refeições a pessoas em situação de vulnerabilidade. Com as hortas comunitárias, queremos ampliar ainda mais a produção local de alimentos, gerar trabalho e renda, e fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar. Esta reunião serve justamente para garantir fluidez na implantação dos kits e eficiência nas ações”, afirmou Tiago.
O coordenador de Segurança Alimentar da CAR, Gilmar Bomfim, explicou que a reunião foi essencial para esclarecer dúvidas sobre o processo de implantação das hortas e orientar os gestores municipais quanto às etapas técnicas, como instalação dos kits de irrigação, cercamento das áreas, subsolagem, aração, gradagem, e a distribuição de sementes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).
“Nosso objetivo é acelerar o início da implantação das hortas, que visam melhorar a alimentação das famílias atendidas, proporcionando o consumo de verduras, legumes e hortaliças frescas. Além disso, o excedente poderá ser comercializado em mercados institucionais, como os da alimentação escolar e hospitais, gerando renda para a continuidade do cultivo e aquisição de novas sementes”, pontuou Gilmar.
A iniciativa beneficiará diretamente 4 mil famílias e outras 4.500 de forma indireta, especialmente em áreas periurbanas dos municípios contemplados. A execução conta com a participação ativa das prefeituras, por meio das secretarias municipais de Agricultura e de Assistência Social.
O secretário municipal de Agricultura de Caturama, Jenecy Novais, reforçou a relevância da ação como política pública estruturante. “Vejo com bons olhos essa iniciativa do Governo da Bahia, por meio da SDR/CAR e do programa Bahia Sem Fome. Trata-se de uma política local que promove inclusão social, amplia a oferta de alimentos saudáveis e fortalece a agricultura urbana e periurbana, que apresenta vantagens em relação à agricultura rural ao integrar, de forma mais eficiente, produção, processamento e comercialização de alimentos frescos diretamente ao consumidor.”
Sobre os Kits Horta
Cada kit contempla sistema de irrigação com energia solar, ferramentas agrícolas, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sementes e caixa d’água, possibilitando o cultivo em áreas de até um hectare. A iniciativa integra políticas públicas que unem segurança alimentar, geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar.
Foto: Divulgação/Ascom CAR