segunda, 25 de agosto de 2025
Euro Dólar

BENEFICIÁRIOS DO PLANSERV DEFENDEM NOVAS UNIDADES DE ATENDIMENTO EXCLUSIVO SEM ABRIR MÃO DE PARCERIA COM HOSPITAIS E CLÍNICAS PRIVADOS

João Paulo - 25/08/2025 08:20 - Atualizado 25/08/2025

Beneficiários do Planserv, organizados no movimento “O Planserv é Nosso”, defendem a criação de novas unidades de atendimento exclusivo para ampliar o acesso dos servidores à assistência em saúde. A alta demanda registrada no Hospital de Brotas, inaugurado como unidade pioneira, demonstra que o modelo precisa ser expandido. Em pouco tempo de funcionamento, a unidade já superou 21 mil consultas médicas, 2,6 mil cirurgias e mais de 30 mil atendimentos de emergência, além de quase 125 mil exames laboratoriais realizados.

Para alguns representantes do movimento, os números da unidade de Brotas indicam que a estratégia adotada pelo Planserv de investir em rede de atendimento exclusivo pode contribuir para o melhor atendimento dos cerca de 500 mil beneficiários da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos da Bahia, sem abrir mão das parcerias com hospitais e clínicas privados que dão capilaridade e sustentação ao plano em todo o estado.

“O Planserv precisa ampliar o número de hospitais de atendimento exclusivo porque esse modelo garante ao servidor mais leitos e especialidades, reduz o prazo para realização de procedimentos, cria protocolos justos e seguros e protege os beneficiários de abusos do mercado privado, como cobranças indevidas. A defesa por novas unidades não significa interromper a atuação dos prestadores privados, mas sim ampliar as possibilidades de atendimento para toda a categoria”, afirma o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), Reonei Menezes,

Além da ampliação das unidades de atendimento exclusivo, representantes do movimento “O Planserv é Nosso” ressaltam que a manutenção das parcerias com clínicas e hospitais privados em todo o estado é fundamental para descentralizar o acesso e garantir assistência aos servidores em diferentes regiões da Bahia.

“O Planserv tem hoje quase meio milhão de beneficiários espalhados pela capital e pelo interior. É urgente que essa expansão chegue também às cidades do interior, onde muitos servidores enfrentam dificuldades de acesso a serviços de qualidade. Defendemos que o atendimento exclusivo avance, mas sempre em equilíbrio com a rede privada. O que queremos é acesso justo e condições dignas para todos os beneficiários, independentemente de onde vivem”, destaca a presidente da Associação Classista de Educação e Esporte da Bahia (ACEB) e 2ª vice-presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB), Marinalva Nunes.

O movimento “O Planserv é Nosso” reforça que a expansão das unidades exclusivas deve caminhar junto com a valorização do corpo clínico, investimentos em tecnologia e melhoria contínua da gestão. Para os beneficiários, o modelo pode representar redução de custos ao plano e maior garantia de atendimento, desde que seja estruturado de forma planejada e sustentável.

Embora reconheçam avanços, como a criação de um Grupo de Trabalho composto por servidores de diversas categorias para discutir propostas de melhorias do Planserv, os beneficiários reforçam a necessidade de ampliação da cobertura da Assistência na capital e no interior do estado. Para o movimento, ampliar a rede de atendimento exclusivo também em outras regiões é fundamental para reduzir desigualdades.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.