A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou nesta quinta-feira (21) da abertura oficial da Temporada França-Brasil, no Museu Nacional, em Brasília. Em sua fala, destacou o papel central da juventude na construção de sociedades mais justas e inovadoras, ressaltando o compromisso do Ministério da Cultura em ampliar políticas de acesso e fomento para os jovens brasileiros.
Ao lado do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, do secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, Laudemar Aguiar, da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, e de outras autoridades brasileiras e francesas, Margareth Menezes reforçou que o governo federal tem trabalhado para fortalecer a cooperação cultural e ampliar as oportunidades para as novas gerações. A cerimônia também contou com a presença da atriz e educadora Rita Von Hunty.
O evento também marcou o encerramento do Fórum Internacional Juventude e Democracia, que reuniu 80 jovens líderes brasileiros e franceses em mesas-redondas, workshops e apresentações. Entre os temas debatidos estiveram igualdade de gênero, combate à desinformação, democracia e empreendedorismo social. As discussões resultaram em um documento de recomendações entregue às autoridades dos dois países.
Ao trazer uma reflexão sobre democracia e cultura, Rita correlaciona o tema ao simbolismo da presença juvenil. “Cada vez que a gente consegue ocupar espaços, se escutar, se ouvir, pensar em união e apontar direções, estamos tecendo os laços necessários para a democracia. E não existe época da vida em que temos mais coragem e disposição do que na juventude”, afirmou.
Foto: Victor Vec/MinC