A mineradora Vale está avaliando a possibilidade de incluir uma cláusula de ‘take or pay’ para o Porto Sul, no acordo para assumir o complexo da Bahia Mineração S.A, que inclui a concessão da Fiol 1 (Ferrovia de Integração Oeste-Leste),
A cláusula de ‘take or pay’ significa que o governo teria de garantir uma receita ao porto independentemente de a carga chegar ao nível desejado para tornar o projeto viável.
A saída é analisada para que a Vale possa passar para outra empresa a operação do terminal de uso privado Porto Sul. A Vale estaria conversando com três grupos de potenciais interessados, mas não há definição. A cláusula garantiria a viabilidade do negócio.
A Vale não tem interesse em gerir o terminal portuário que teria que ser implementado pela Bamin. É devido a isso que a companhia e o Executivo tentam encontrar outra empresa para assumir o TUP.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse, na última quarta-feira, que a solução para o projeto da Fiol 1 está em “fase final” de entendimento, sem dar detalhes.
Resolver o problema da Fiol 1, que sai de Ilhéus e vai até Caetité, é essencial para o Ministério dos Transportes viabilizar a concessão do corredor Fico-Fiol, com leilão planejado para o próximo ano.
O projeto integral liga Ilhéus a a Água Boa, no Mato Grosso, com possibilidade de extensão até Lucas do Rio Verde (MT), coração agrícola do estado. Assim, formaria uma ferrovia importante para o escoamento agrícola, aumentando a carga do Porto Sul e atendendo a carga mineral.
Dois TUPs compõem o projeto deste complexo portuário em Ilhéus: o da Bamin e um segundo com a participação do estado da Bahia. A operação dos terminais, por sua vez, é complementar, já que o TUP com parte pública foi previsto para não deixar que a ferrovia fosse ligada somente a um empreendimento privado. No desenho de hoje, a estrutura marítima do terminal da Bamin deverá ser compartilhada com este segundo TUP. Com informações da Agência Infra.