A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) deu mais um passo na sua jornada de transformação digital ao apresentar o Ambiente Comum de Dados (CDE) às empresas contratadas pela estatal baiana. A ferramenta será utilizada para o gerenciamento e compartilhamento de informações no âmbito da Metodologia BIM (Building Information Modeling). A iniciativa marca um momento de transição importante para a instituição e para as empresas que atuam em obras públicas na Bahia, que precisarão se adaptar ao novo modelo tecnológico.
Este ambiente comum de dados será o canal oficial de comunicação entre a Conder e os prestadores de serviço, incluindo projetistas e empresas executoras de obras. Gradualmente, a Conder vem solicitando a entrega de projetos preferencialmente em BIM e o uso do CDE para comunicação e compartilhamento de informações e documentos.
“Esse ambiente comum de dados garante que todos os envolvidos tenham acesso à versão mais atualizada dos projetos, evitando erros de execução e assegurando transparência no processo. Além disso, facilita a compatibilização entre disciplinas e torna a comunicação mais ágil e rastreável,” explicou a coordenadora de implantação do BIM na Conder, Fernanda Brandão.
Durante a apresentação, a Conder reforçou que tanto suas equipes quanto as empresas contratadas precisam se adaptar ao novo sistema. Para isso, estão sendo elaborados manuais de orientação com regras de nomenclatura de arquivos, fluxos de revisão e diretrizes para acesso ao ambiente compartilhado. Cada empresa deverá adquirir as licenças necessárias para utilização do ambiente comum de dados.
Segundo o superintendente de Qualificação Urbanística da Conder, Thiago Ladeia, a adoção do CDE representa o fim de um modelo de comunicação fragmentado, feito até então por e-mails e PDFs. “Esse é um momento histórico. Estamos mostrando às empresas como será o processo daqui para frente. O ambiente comum de dados cria um fluxo padronizado e transparente, que dá previsibilidade às etapas de aprovação e execução de projetos.”
A iniciativa integra o plano mais amplo de transformação digital da Conder, que já conta com investimentos em modernização tecnológica, capacitação de equipes e desenvolvimento de projetos piloto em BIM. “O BIM é um caminho sem volta. Essa inovação vai melhorar a comunicação, a qualidade dos projetos e a eficiência das obras públicas na Bahia,” afirmou Geórgia Szporer, engenheira da Conder.
Dando continuidade à implementação da nova metodologia BIM, na próxima quarta-feira (27), a Conder fará a apresentação do Ambiente Comum de Dados para prefeitos e assessores técnicos municipais. O encontro será online, pela plataforma Teams.
“Este é um momento importante para compartilhamento de informações que garantirão eficiência e transparência no gerenciamento de informações de projetos e obras. A apresentação detalhará as funcionalidades do sistema e as diretrizes para sua utilização,” finalizou Fernanda.