Em celebração ao Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, o Colégio Vitória-Régia, localizado no bairro do Cabula, em Salvador, realiza até o dia 22 a Semana do Folclore, com uma programação especial voltada aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. A iniciativa tem como objetivo valorizar o repertório cultural brasileiro, uma das competências previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Durante os quatro dias de atividades, os estudantes participarão de uma verdadeira imersão nas manifestações populares do país, com destaque para apresentações de capoeira, roda de samba, brincadeiras folclóricas, leitura de lendas e mitos, além da degustação de comidas típicas, como o acarajé, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.
Para a orientadora educacional e neuropsicopedagoga da escola, Solange Argollo, a ação vai além da comemoração pontual do folclore e busca promover um aprendizado significativo sobre as origens e tradições brasileiras. “É uma semana dedicada à valorização da nossa identidade cultural. Ao vivenciar essas experiências, os alunos ampliam sua percepção sobre a diversidade artística e histórica do Brasil”, afirma.
Solange Argollo lembra ainda que o compromisso da escola com a cultura brasileira é contínuo. Ao longo do ano letivo, o Vitória-Régia desenvolve diversos projetos interdisciplinares que abordam temas ligados à identidade nacional, como Mosaico; Era uma Vez; Brilhar; África para Ver, Sentir e Brincar; Tulu: uma jornada fascinante pelo coração cultural indígena e pelas belezas da natureza e VR Fashion Day. “Nossa proposta pedagógica vai além do currículo obrigatório; promovemos ações que conectam o conhecimento escolar ao contexto social e cultural dos nossos alunos, fortalecendo o sentimento de pertencimento e respeito à diversidade”, conclui a educadora.