quarta, 20 de agosto de 2025
Euro Dólar

AGOSTO LILÁS: SALVADOR PROMOVE AÇÕES DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER EM CRAS E CREAS

Victoria Isabel - 20/08/2025 18:00

Uma ação realizada pela Secretaria de Promoção Social Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), nesta quarta-feira (20), promoveu orientações sobre os diversos tipos de violência contra as mulheres, bem como os meios de enfrentamento, para assistidas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Salvador.

As ações foram realizadas no Cras Centro Histórico e no Creas Itacaranha. As atividades tiveram como foco a campanha Agosto Lilás, marco anual de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres, que busca reforçar o papel da Lei Maria da Penha, que completa 19 anos em 2025 e é um marco na proteção e transformação de vidas no país.

A ideia da ação foi proporcionar um espaço de acolhimento e troca de experiências entre mulheres, favorecendo reflexões sobre seus direitos, a importância da rede de proteção e a construção coletiva de estratégias de cuidado, fortalecimento e superação de situações de violência.

“Apenas em 2024, a Bahia registrou 111 feminicídios, e não podemos fechar os olhos para uma realidade de tamanha gravidade. Portanto, cumprindo nosso papel, com linguagem acessível e abordagem educativa, nos unimos à campanha Agosto Lilás de forma a ampliar o conhecimento dessas mulheres sobre os seus direitos garantidos pela legislação, abordando formas de proteção, através de canais de denúncia e os serviços especializados de atendimento, bem como mecanismos de defesa”, destacou o titular da Sempre, Júnior Magalhães.

Atividades – No Cras Centro Histórico foi realizada uma reunião do Grupo Cidadania Feminina, da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Já o Creas Itacaranha foi palco da roda de conversa “Direitos das Mulheres em Situação de Violência e Estratégias de Cuidado e Superação”.

A coordenadora do Cras Centro Histórico, Jaqueline Leal, lembra que essa é uma ação recorrente, que já integra o calendário mensal de atividades.

“Nossa equipe técnica realiza, continuamente, o acompanhamento das famílias assistidas pelo equipamento. Com isso, mensalmente escolhemos um tema específico para refletir junto a essas mulheres. E, assim, estamos fazendo também com os temas do Agosto Lilás, refletindo sobre os diversos tipos de violência. Dessa forma, elas se percebem através dessas atividades em relação às violências sofridas”

Representante do Creas no encontro do Centro Histórico, Pétala Magalhães destacou a atuação dos atendimentos prestados no dia a dia.”O Creas é um serviço especializado que lida diariamente com este tipo de situação, assim como outras violações de direitos. Então, ter contato com este equipamento é muito importante, pois essas mulheres se tornarão promotoras dessas informações. É um trabalho de educação e de direitos”.

 

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom PMS

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.