Sete títulos regionais estarão em campo no duelo entre Bahia e Ceará pela semifinal da Copa do Nordeste. Pela terceira vez no ano, as equipes entram em campo na Arena Fonte Nova, onde o Esquadrão espera fazer valer a força da sua torcida e se manter firme na busca pelo pentacampeonato regional.
Além do peso histórico do confronto, que já decidiu a competição em três oportunidades, a partida vale a vaga na decisão contra o vencedor de Confiança x CSA. Em caso de empate no tempo normal, a decisão será nos pênaltis. A bola rola nesta quarta-feira (20), às 21h30.
O Bahia busca superar a frustração do ano passado, quando foi eliminado em casa pelo CRB na mesma fase. Para isso, terá que vencer o Ceará novamente em seus domínios. O primeiro duelo entre as equipes ocorreu em março, na primeira fase do Nordestão, com triunfo tricolor por 3×2. Menos de um mês depois, as equipes se enfrentaram pela 5ª rodada do Brasileirão, com nova vitória baiana, dessa vez por 1×0.
“Nós ganhamos muitos jogos desde então e isso nos deu bastante confiança, mas não vamos baixar a cabeça agora na semifinal da Copa do Nordeste. Sabemos da qualidade do nosso time e vamos manter o que fizemos nos últimos jogos para irmos a final”, disse, em coletiva realizada nesta terça (19), o atacante Tiago.
A equipe também defende uma invencibilidade de quatro anos contra o rival regional. No período, foram seis jogos, com cinco triunfos tricolores e um empate. A última derrota foi em maio de 2021, na partida de ida da final da Copa do Nordeste daquele ano, por 1×0. O histórico do confronto é marcado pelo equilíbrio, com o Ceará levando vantagem nos duelos válidos pelo torneio regional. Em 18 partidas, foram oito vitórias cearenses e sete triunfos baianos, além de três empates. Como visitante, o Vozão venceu quatro, perdeu três e empatou dois jogos.
As equipes vêm embaladas por resultados positivos no último sábado (16) pela Série A. O Bahia foi até São Paulo, onde venceu o Corinthians por 2×1. Horas antes, o Ceará fez valer a força da torcida na Arena Castelão e bateu o Bragantino por 1×0. “A nossa prioridade é sempre ganhar os jogos. Independentemente de ser Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro ou Copa do Nordeste, queremos chegar nas finais e ser campeão”, completou Tiago.
O técnico Rogério Ceni não contará com os zagueiros Fredi Lippert e Kanu, o volante Erick e o atacante Erick Pulga, que se recuperam de lesão. Recém-contratado, o goleiro João Paulo chegou após o fim do prazo para inscrição de novos jogadores no campeonato. Já o lateral-direito Gilberto e o meia Michel Araújo são dúvida após sentirem dores musculares no triunfo contra o Corinthians.
Ainda assim, o tricolor deve ir a campo com força máxima. A escalação provável tem: Ronaldo, Arias, David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas e Éverton Ribeiro; Ademir, William José e Kayky.
Já o Ceará não conta com o goleiro Fernando Miguel e o atacante Fernandinho, que estão tratando de lesões. Por pertencerem ao Esquadrão, o lateral-esquerdo Matheus Bahia e o zagueiro Marcos Victor também não irão a campo.
Crédito: Letícia Martins/ EC Bahia