A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) deu mais um passo na ampliação da formação profissional no município de Camaçari. Nesta terça-feira (19), a equipe técnica da SEC esteve na Cidade do Saber para discutir propostas de cursos profissionalizantes que visam ampliar a qualificação de jovens e trabalhadores, fortalecendo sua inserção no mercado de trabalho local.
A secretária da Educação, Rowenna Brito, destacou a importância da iniciativa. “Estamos unindo esforços da Secretaria da Educação, da Prefeitura de Camaçari e das instituições presentes para criar uma rede de qualificação profissional para estudantes e população em geral. Nosso objetivo é garantir oportunidades de emprego e fortalecer o desenvolvimento econômico do município. Em breve, anunciaremos grandes novidades para a formação e capacitação da população”, afirmou.
Durante a reunião, foram discutidas ações conjuntas para ampliar a oferta de cursos profissionalizantes, com foco na parceria com a montadora de carros elétricos Build Your Dreams (BYD). Foram discutidas as áreas de cursos a serem ofertados, além da definição de parcerias institucionais que possam garantir infraestrutura, corpo técnico qualificado e integração com o setor produtivo.
O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, ressaltou a relevância da parceria com o Estado. “Estamos aqui na Cidade do Saber, ao lado desta importante comissão, para iniciar um grande trabalho em favor do nosso povo. Vamos investir em educação, cultura e formação profissional, construindo juntos o desenvolvimento do nosso município”.
Também participaram da audiência a secretária de Desenvolvimento Econômico de Camaçari, Adriana Marcelle; a secretária da Cultura de Camaçari, Elci Freitas; o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel Westphal; o diretor de Relações Institucionais e Governamentais do Senai-Cimatec, Walter Pinheiro; a gerente de Negócios do Senai, Caroline Bianca; e o secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda Esporte (Setre), Augusto Vasconcelos; além do diretor de Recursos Humanos Internacional da BYD, Jeff Liu.
Fotos: Suâmi Dias