Mais de 1.1 milhão de famílias baianas foram identificadas pela Neoenergia Coelba como aptas a receber gratuidade no consumo de até 80 kWh por mês. O benefício é concedido por meio da Tarifa Social de Energia Elétrica, mas essas famílias ainda não estão inscritas no programa. O levantamento foi feito pela distribuidora a partir de dados do Ministério da Cidadania e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Podem receber o benefício pessoas inscritas no CadÚnico que possuam o Número de Identificação Social (NIS) ou o Número do Benefício (NB). Salvador é a cidade com maior número de famílias aptas ao desconto: mais de 200 mil.
Atualmente, a Neoenergia Coelba possui 1.9 milhão de famílias cadastradas na Tarifa Social. Ciente de que se trata de um direito dos consumidores, a concessionária realiza mensalmente o cadastro proativo de famílias. Em 2024, 477 mil pessoas foram inscritas automaticamente pela distribuidora.
Os requisitos para a Tarifa Social não se restringem ao titular da conta de energia — valem para todos os moradores da residência. Quando o beneficiário do programa social não é o titular da fatura (como nos casos de aluguel ou residência cedida), é necessário que o cliente entre em contato com a distribuidora e informe a situação. Importante: o cliente cadastrado no programa não perde nenhum outro benefício do governo federal.
Foto: Divulgação/Neoenergia Coelba