sábado, 16 de agosto de 2025
Euro Dólar

PUTIN E TRUMP DIZEM QUE FALTA POUCO PARA O CESSAR FOGO NA GUERRA DA UCRÂNIA

João Paulo - 16/08/2025 07:19 - Atualizado 16/08/2025

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, encerraram seu encontro no Alasca após cerca de três horas de negociação, mas não conseguiram chegar ainda a um acordo de cessar-fogo para a guerra da Ucrânia, apontado como principal objetivo. A reunião começou às 16h30 após os dois protagonizarem um cumprimento efusivo após chegarem ao Alasca, e terminou às 19h15, no horário de Brasília.

Em seu discurso, Putin deu acenos a seu colega americano, por exemplo, reafirmando que a guerra na Ucrânia não teria se iniciado em 2022 se Trump fosse o presidente, em vez do democrata Joe Biden. A afirmação foi repetida à exaustão pelo republicano durante sua campanha eleitoral, em 2024. O presidente russo disse querer a paz na Ucrânia, sem abrir mão do que ele chamou de “preocupações legítimas da Rússia” em relação à segurança nacional — em uma alusão à adesão de seus vizinhos da Europa à Otan.

Já Trump chamou o encontro de “um grande progresso” e disse que “há apenas alguns poucos [pontos] que restam” em aberto para que um acordo de cessar-fogo seja feito. Ele afirmou que vai deixar a União Europeia, o a Otan e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a par do que foi falado na reunião.

Foto: Andrew Harnik/Getty Images

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.