O Ministério das Comunicações aumentou em mais de seis vezes o número de autorizações para emissoras retransmitirem sinais digitais de TV em todo o Brasil.
Nos dois primeiros anos e meio do atual governo, foram registradas 1.126 outorgas para esse tipo de serviço. No mesmo período do governo anterior, foram 155. Os números foram divulgados pela Secretaria de Radiodifusão (Serad).
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, afirmou que as retransmissoras (denominadas RTVs) desempenham um importante papel no sistema da radiodifusão brasileira, ampliando o acesso de milhões de brasileiros e brasileiras a diversos canais.
“O aumento no número de retransmissões atende à uma orientação do presidente Lula: de oferecer cada vez mais opções de informação de qualidade, cultura e entretenimento ao povo brasileiro”, afirmou o ministro.
O serviço de RTV tem a finalidade de retransmitir, de forma simultânea ou não, o conteúdo das estações geradoras fazendo com que os sinais cheguem às regiões mais remotas (onde as ‘antenas principais’, as geradoras, não chegam).
Os dados são referentes a janeiro de 2019 a junho de 2021 e janeiro de 2023 a junho de 2025.
Balanço
No balanço divulgado pela Serad, destacam-se outros dados positivos. O número de consignações para digitalização de retransmissoras de canais de TV no atual governo aumentou 731% na comparação com o mesmo período da gestão anterior.
De janeiro de 2019 a junho de 2021 foram emitidas 122 consignações. Já de janeiro de 2023 a junho de 2025 foram registradas 1.014.
As autorizações para retransmissores de sinais de rádio nos estados da Amazônia Legal aumentaram 1.860%, passando de 25 no governo anterior para 490 no atual.
O aumento de autorizações para abertura de rádios comunitárias também foi significativo: 222%, passando de 85 no governo anterior para 274 na gestão atual.
Foto: Divulgação/Mcom/Getty Images