Referência em transição da voz, a otorrinolaringologista e especialista em laringologia Érica Campos atuou como coordenadora, instrutora de práticas e palestrante no curso “The Art and Science of Voice Change Surgery – Harmonizing Voice”, realizado nos dias 8 e 9 de agosto no IOU Training Center, do Instituto de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Unicamp, em Campinas (SP).A médica ministrou uma aula sobre glotoplastia, cirurgia que modifica a frequência vocal e torna a voz mais aguda, indicada principalmente para pacientes em processo de transição de gênero. Pela primeira vez, o curso recebeu alunos da América Latina.
“É um privilégio poder compartilhar conhecimento e trocar experiências com profissionais excepcionais. A glotoplastia é um avanço importante na afirmação da identidade de gênero por meio da voz”, destacou Érica Campos.O curso teve uma abordagem prática e intensiva, com foco em técnicas endoscópicas e cirurgias abertas. Os participantes puderam aplicar os conhecimentos diretamente em laboratório, utilizando espécimes humanos e animais, sob orientação de especialistas experientes.
Sobre Érica Campos
Referência em transição da voz, Érica Campos tem Fellowship em Laringologia e Otorrino Pediatria Avançada (UNICAMP), é Mestre em Neurolaringologia (UNICAMP) e tem formação complementar no Mount Sinai Hospital, em New York/USA, e no Massachusetts General Hospital & Harvard Medical School, em Massachusetts/USA. É Membro Titular da ABORL-CCF (Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial) e Full Member da IATVS (International Association of TransVoice Surgeons). Também atua como preceptora no Serviço de Laringologia do Hospital Universitário Prof. Edgard Santos (UFBA) e Hospital Otorrinos. Mais informações: https://www.instagram.com/dra.ericacampos/