quarta, 13 de agosto de 2025
Euro Dólar

NA ARENA AQUÁTICA SALVADOR, BRASIL VENCE MÉXICO E SE CLASSIFICA PARA PLAYOFFS DO MUNDIAL SUB-20 FEMININO DE POLO AQUÁTICO

João Paulo - 13/08/2025 07:20 - Atualizado 13/08/2025

A Seleção Brasileira venceu a competição contra o México neste terceiro dia de Mundial Sub-20 Feminino de polo aquático, disputado na piscina olímpica da Arena Aquática, na Pituba, em Salvador. A seleção venceu com facilidade e amplo domínio pelo placar de 28 a 3, se classificando para os playoffs da competição.

O Brasil finalizou o primeiro quarto com 6×0; o segundo com 16×1 e o terceiro com 22×2. Responsável por quatro gols contra o México, Karen Silva, de 19 anos, disse esperar ter os melhores resultados nas próximas partidas do mundial. “Está sendo uma experiência muito boa, ainda mais por ser em casa, com a presença da torcida. Nossa equipe é muito boa, a estrutura da arena também é muito boa e os jogos estão bons. Esperamos os melhores resultados possíveis. Temos aqui uma divisão de piscina para jogo e divisão de piscina para aquecimento, reposição de água, tudo está perfeito”, avaliou.

Com o resultado, a Seleção Brasileira ficou com a segunda colocada do grupo C, que, além do México, tem ainda Argentina e Croácia. O treinador Rafael Hall disse esperar evoluir cada vez mais e fez um elogio à estrutura da Arena Aquática.

“É o primeiro grande campeonato mundial feminino com essa estrutura aqui no Brasil. Já estou há oito anos na seleção, viajando o mundo e nunca tinha visto uma estrutura tão bonita, tão compacta. A área de treinamento também está excelente, enfim, eu tenho certeza que vai ser um sucesso. Ficamos em décimo no mundial, já ficamos em nono e a expectativa agora é ficar entre os oito”, contou.

Na partida de estreia, o Brasil perdeu por 9 a 18 da Croácia, mas logo se recuperou no jogo desta segunda-feira (11), vencendo a Argentina por 16 a 9. A Seleção Brasileira mantém uma equipe promissora com algumas atletas que já têm passagem pela equipe adulta, como Maiah Nascimento, artilheira da partida anterior, Ana Carolina Neves e Karen da Silva.

Torcida – A entrada na Arena Aquática é gratuita, e o público pode acompanhar os jogos da arquibancada, com capacidade para até 500 pessoas. Na torcida pelo Brasil, o aposentado Armando Gomes, 65, disse ter gostado muito de parar para acompanhar a partida. “A gente não está acostumado a ver polo aquático por aqui, muito menos em um campeonato mundial, então penso que essa é uma oportunidade para conhecer o esporte e ver de perto atletas desse nível”.

Esposa de Armando, Rosana Gomes, 64, elogiou a vinda do evento para a capital baiana: “Penso ser bom para Salvador receber eventos diferentes que fogem do futebol e de outras modalidades mais tradicionais. Isso mostra que a cidade pode ser palco para qualquer modalidade”.

Campeonato – Desde o último domingo (10), Salvador está sendo palco para a 16ª edição do Mundial Sub-20 Feminino de Polo Aquático. A competição ocorre até o próximo sábado (16) na piscina olímpica da Arena Aquática, equipamento administrado pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).

No local, estão reunidos os maiores destaques jovens do polo aquático no mundo. São 16 seleções, a exemplo de China, Estados Unidos, Austrália, Espanha, Hungria, Nova Zelândia e África do Sul. Esta é a primeira vez em que um evento mundial do polo aquático é realizado no Brasil, o que consolida a capital baiana como palco de grandes competições internacionais.

A categoria Sub-20 representa a próxima geração das Olimpíadas, com jogadoras que estarão disputando títulos no cenário adulto muito em breve. No caso do Brasil, mais de 60% das jogadoras da equipe adulta, que vai disputar vaga para Los Angeles, estão participando da competição.

 

Fotos: Lucas Moura Secom/ PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.