No último dia 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde, o deputado estadual Antonio Henrique Júnior (PP) destacou uma das mais importantes conquistas recentes para o atendimento oncológico na Bahia: a entrega de um Acelerador Linear para a Unacon (Unidade de Alta Complexidade em Oncologia) de Barreiras. O novo equipamento, adquirido pelo Ministério da Saúde, já está sendo instalado no UNACON, “tem previsão de entrar em operação até o fim do ano. Segundo a secretária estadual de Saúde, Roberta Santana, a medida representa um avanço importante na descentralização do tratamento oncológico e na ampliação da oferta de radioterapia no interior do estado. O equipamento de última geração foi fruto de uma reivindicação feita pelo deputado ao Governo do Estado.
“Neste dia em que destacamos a saúde, especialmente a rede pública, quero destacar como o Acelerador Linear será importante para toda a região Oeste da Bahia. Agora, a população não precisará mais se deslocar tanto para conseguir um tratamento de radioterapia de primeira linha, pois poderá realizar tudo em Barreiras. Essa foi uma preocupação e um pedido do nosso mandato. Vamos continuar trabalhando pela nossa saúde, sempre de mãos dadas com os prefeitos da região e com o governador Jerônimo Rodrigues”, afirmou o parlamentar.
A chegada do equipamento representa um marco na assistência à saúde da região Oeste. Com ele, os pacientes que antes precisavam se deslocar até Salvador para fazer radioterapia agora podem ser tratados com mais dignidade e perto de casa. O Acelerador Linear é utilizado em sessões de radioterapia, oferecendo mais precisão no tratamento do câncer, menos efeitos colaterais e maior chance de cura.
A Unacon de Barreiras foi inaugurada em 2022, também por indicação de Antonio Henrique Júnior, e desde então já realizou mais de 4 mil atendimentos oncológicos, com mais de 1,7 mil sessões de quimioterapia e 1,8 mil tratamentos diversos. Agora, com o Acelerador Linear, a unidade reforça seu papel como referência para toda a região. Além da entrega do novo equipamento, o Governo do Estado anunciou em julho novos investimentos para a área da saúde no município, incluindo a ampliação do Hospital do Oeste, com mais 20 leitos de UTI, 30 leitos de enfermaria, duplicação do centro cirúrgico e a instalação de um aparelho de ressonância magnética, em projeto que terá investimento superior a R$ 30 milhões.