O final de semana foi de velocidade, resistência e superação em Castro Alves. Nos últimos sábado (9) e domingo (10), a cidade do Recôncavo sediou duas importantes competições nacionais: o Campeonato Brasileiro SportBAY BRE de Enduro 2025, no motociclismo, e o Desafio do Poeta XCM – Cross Country Maratona, no ciclismo. Mais de 300 atletas de diferentes estados participaram das provas, movimentando o turismo e a economia local.
No motociclismo, Castro Alves recebeu a 9ª e 10ª etapas do Campeonato Brasileiro de Enduro, com percursos de 189 km por dia, passando por trilhas que ligam o município a Santa Teresinha. Entre os destaques estavam Bruno Crivilin (ES), Luciano Rocha (MG) e Vinicius Calafati (SP), líderes do ranking nacional da categoria elite, além do baiano Elves Nascimento, 4º lugar nacional na classe Open E35.
Já no ciclismo, o Desafio do Poeta XCM reuniu mais de 230 atletas da Bahia, Alagoas, Ceará e Sergipe. A categoria PRÓ percorreu 101 km em dois dias, com altimetrias desafiadoras, enquanto a categoria SPORT foi disputada em um trajeto de 45 km no domingo. A prova integrou a 2ª etapa do Circuito Baiano de Ciclismo 2025, válida para os rankings estadual e nacional.
O prefeito Jadson Soares destacou a importância desses eventos para o município: “Receber competições desse porte é motivo de muito orgulho para Castro Alves. Além de promover o esporte na cidade e incentivar os mais jovens, esses eventos movimentam o nosso comércio, hotéis e restaurantes, trazendo benefícios diretos para a população. Isso é geração de renda para o nosso povo”, disse.
Jadson lembrou que no mês passado Castro Alves já havia sediado competições importantes de judô e de ciclismo. Segundo ele, a meta da Prefeitura é tornar a cidade uma referência para esse tipo de evento: “Temos investido para podermos atrair cada vez mais torneios e provas para cá. Estamos divulgando a nossa cidade para as federações esportivas, estamos estreitando as nossas relações com a Sudesb e estamos cuidando da infraestrutura, seja ao ar livre, seja em ambiente fechado. Vamos continuar trabalhando forte”, completou.
As competições contaram com apoio da Prefeitura de Castro Alves e do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parceria com a Federação Baiana de Ciclismo (FBC) e a Federação Baiana de Motociclismo (FBM).