segunda, 11 de agosto de 2025
Euro Dólar

15ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL É ABERTA NESTA SEGUNDA (11)

Matheus Souza - 11/08/2025 16:03

Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social foi iniciada nesta segunda-feira (11), no Fiesta Bahia Hotel, localizado no Itaigara. O encontro reunirá 450 gestores, profissionais, representantes da sociedade civil e usuários do sistema até quarta (13), para discutir os avanços e desafios na área da assistência social.

Promovida pela Prefeitura, através do Conselho Municipal de Assistência Social (CMASS), o evento celebra as duas décadas do Sistema Único de Assistência Social e integra uma das etapas preparatórias para as discussões estaduais e nacionais. Ao final do evento, serão eleitos os delegados que irão representar Salvador na 15ª Conferência Estadual de Assistência Social.

De acordo com o titular da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães, o evento é um momento importante para o fortalecimento da política pública social desenvolvida em Salvador.

“Nosso objetivo com a realização dessa 15ª Conferência Municipal de Assistência Social é a integração de benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a proteção Social, a gestão democrática, informação e comunicação transparente, e ainda a sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS”, frisou Magalhães.

Já o presidente do CMASS, Lucas Gonçalves, explicou que a conferência é realizada a cada dois anos, por ordem legal, conforme prevê a Lei do SUAS de Salvador. “É um espaço democrático deliberativo. No evento, vamos debater e definir diretrizes. Ao final, saem propostas para assistência social. Serão apresentadas dez delas para o município, cinco para o estado e cinco para a União”, detalha.

Gonçalves afirma que o ponto alto do evento é a plenária final, momento em que acontece a eleição dos delegados que irão participar da 15ª conferência Estadual.

A abertura nesta segunda será às 14h, com o credenciamento dos participantes e entrega de material. Das 17h às 17h30, será realizado um coffee break, seguido de um momento cultural.

Os debates iniciam às 19h30 com uma palestra proferida por Edgilson Tavares, diretor da Rede Socioassistencial Privada do Sistema Único de Assistência Social, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Confira a programação dos próximos dias:

 

Terça-feira (12)

 

8h – Credenciamento e entrega de material

8h às 10h – Painel: Avanços e Desafios do SUAS em Salvador

12h – Reunião dos Segmentos – Usuários, Trabalhadores, Entidades e Poder Público

13h às 16h – Debates

Eixo 1 – Universalização do SUAS: Acesso integral com equidade e respeito às diversidades;

Eixo 2 – Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: Inovação, gestão descentralizada e valorização;

Eixo 3 – Integração de benefícios e serviços Socioassistenciais: Fortalecendo a Proteção Social;

Eixo 4 – Gestão democrática, informação e comunicação transparente: Fortalecendo a participação social no SUAS;

Eixo 5 – Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.

 

Quarta-feira (13)

 

8h às 8h30 – Coffee Break

8h30 às 9h- Momento Cultural

9h às 12h – Plenária Final – leitura, discussão e votação das deliberações construídas pelos Grupos de Trabalho

12h às 13h30 – Almoço

13h30 às 16h – Plenária Final – leitura, discussão e votação das deliberações construídas pelos Grupos de Trabalho, leituras e votações de moções

16h às 16h30 – Eleição dos delegados para participação da 15ª Conferência Estadual de Assistência Social

 

Foto: Otávio Santos/ Secom PMS

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.