Até esta sexta-feira (08), no auditório do Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, estão sendo realizadas importantes reflexões e definições sobre os rumos da comercialização dos produtos das agroindústrias familiares da Bahia. Com o tema “Planejamento da Estratégia de Vendas de Produtos das Agroindústrias nos Mercados de Salvador, São Paulo e Brasília”, a oficina tem o objetivo de alinhar estratégias de expansão, avaliar os avanços e planejar as próximas ações rumo a mercados mais competitivos.
O encontro, que teve início na quarta-feira (06), reúne dirigentes e equipes técnicas da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES Bahia) e de representantes de cooperativas baianas que também estão presentes na SuperBahia.
Segundo Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR, o momento é estratégico para a agricultura familiar baiana. “Estamos em uma fase de enxergar novos horizontes, com gestores comerciais incorporando a estratégia do Governo do Estado no fortalecimento da agricultura familiar.”
Ele também destacou a atuação da equipe técnica recentemente contratada, composta por 480 profissionais que atuam nos 27 territórios do estado, prestando apoio direto às agroindústrias. “Esses três dias são essenciais para apresentar novos cenários de comercialização e para avançar nas tratativas”, explicou.
Durante a oficina, foram discutidos e validados os planos de venda por cooperativa, com foco especial nos mercados de Salvador, São Paulo e Brasília. Para Natan Costa, Técnico de Apoio à Gestão e Acesso a Mercados (ATEG) da Cooperlad, localizada em Tucano, o encontro tem sido enriquecedor. “Estou começando nessa nova função, e esses dias têm sido fundamentais. Estamos trocando experiências, aprendendo com os colegas e gestores, e pensando juntos soluções para comercializar mais e melhor os nossos produtos. Isso impacta diretamente todas as cooperativas e seus cooperados.”
Foto: Karoline Meira/Ascom CAR