Cerca de 700 mil romeiros e peregrinos de todo o país participaram da Romaria de Bom Jesus da Lapa, na zona turística Caminhos do Oeste, que teve seu ponto alto, na quarta-feira (6), em 10 dias de celebrações dos 334 anos da devoção. Alvorada de fogos de artifício, missa solene e procissão marcaram o encerramento da programação.
A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) participou do evento, com palestras, apresentações culturais e uma exposição sobre o roteiro turístico religioso da região, na Biblioteca Leonor Magalhães Cezar. A pasta também realizou a pesquisa sobre o perfil dos turistas que participam da romaria e sua avaliação dos serviços na cidade.
“O incentivo ao turismo religioso católico é uma das prioridades do Governo do Estado, devido à vocação natural que a Bahia tem no segmento, por abrigar grandiosas manifestações da fé, como acontece aqui em Bom Jesus da Lapa”, disse a assessora-técnica da Setur-BA, Ilnah Oliveira.
“O governo baiano é um grande parceiro das celebrações na Lapa, contribuindo para a atração de mais turistas e a perpetuação da tradição da romaria”, ressaltou o promotor cultural João Paulo Lélis, que coordenou a exposição.
O grande fluxo de visitantes resulta em geração de vagas de emprego e injeção de recursos na economia do município, como na rede hoteleira, que registrou 100% de ocupação neste período do ano. “Temos três hotéis, que são mantidos pelos romeiros. São 300 leitos e todos estão ocupados. Já temos clientes fixos, que fazem reserva de um ano para o outro”, comemorou a hoteleira Juliana de Castro.
Foto: Tiago Queiroz/Ascom Setur