quinta, 07 de agosto de 2025
Euro Dólar

PROJETO DE QUINTAIS PRODUTIVOS TRANSFORMA REALIDADE DE FAMÍLIAS AGRICULTORAS EM URANDI

LUIZA SANTOS - 07/08/2025 17:25

A Associação dos Pequenos Produtores Irrigantes do Projeto Estreito (Appipe), no município de Urandi, é um dos muitos exemplos do potencial transformador da agricultura familiar no rural baiano. Por meio de esforço coletivo, organização e trabalho contínuo, a associação vem colhendo os frutos do projeto de implantação de quintais produtivos, que garantiu segurança alimentar e nutricional para 36 famílias e abriu novas oportunidades de geração de renda e desenvolvimento local.

A iniciativa é uma realização do Governo da Bahia, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O projeto contou com a entrega de insumos, sementes e estruturas produtivas, como galinheiros, que proporcionaram diversificação das atividades e aumento da produção das famílias agricultoras atendidas.

Entre os resultados já alcançados, está a entrega de produtos, como verduras, frutas e legumes, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Parte da produção também é vendida diretamente ao público durante na Feira da Agricultura, realizada no Povoado Núcleo I, na zona rural de Urandi.

“O investimento realizado trouxe resultados muito positivos. Promoveu o desenvolvimento econômico e sustentável, aumentou a renda das famílias, melhorou a qualidade de vida e motivou ainda mais o trabalho no campo. Hoje, produzimos frutas, legumes, verduras e hortaliças, e entregarmos para o PNAE- Programa Nacional de Alimentação Escolar. A Conab – Companhia Nacional de Abastecimento já solicitou a documentação para iniciarmos novas entregas ao PAA. Estamos muito satisfeitos com os resultados”, destaca Maria Aparecida de Souza Rodrigues, presidente da Appipe.

Agregação de valor e empreendedorismo
Com o fortalecimento da produção nos quintais, a associação avançou mais um passo. Agora, transformam os produtos colhidos em alimentos processados, gerando ainda mais valor e renda. Em uma cozinha construída com recursos próprios, as famílias passaram a produzir bolos de cenoura, aipim e chocolate, pães, pão de queijo, biscoitos (como o tradicional chiringa), bolacha de nata, chimango e pudins, ampliando o portfólio de produtos da agricultura familiar local.

Foto: Arquivo Appipe

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.