O Serviço Geológico do Brasil (SGB) comemora 56 anos, neste mês, e como parte das ações lançou o Mapa Geológico da Região Nordeste. O produto, derivado do Mapa Geológico do Brasil, é um avanço estratégico para o conhecimento geocientífico do território e representa um salto de qualidade na infraestrutura geológica disponível para a formulação de políticas públicas, atração de investimentos e gestão do meio físico.
Com o produto, a região passa a contar com um instrumento cartográfico moderno e confiável, essencial para o fomento à pesquisa mineral e à exploração de recursos minerais. A versão do mapa sistematiza e organiza dados geológicos relevantes, servindo de base técnica para estudos científicos, ações de ordenamento territorial e planejamento ambiental.
No mapa, são indicadas as unidades estratigráficas do território, acompanhadas de um encarte técnico com os principais compartimentos geológicos da região. Além disso, o mapa apresenta classificações conforme o período e a era geológica em que se formaram, oferecendo uma visão completa da evolução geológica da região nordeste ao longo de bilhões de anos.
O mapa está disponível na escala 1:2.500.000 (formato PDF e JPEG), estruturado em Sistema de Informações Geográficas (SIG). A entrega faz parte da Ação Geologia para Mineração e Desenvolvimento Sustentável do Programa Mineração Segura e Sustentável, realizada pelo SGB.