quinta, 07 de agosto de 2025
Euro Dólar

ANBIMA, CVM E SEBRAE FIRMAM PARCERIA COM BANCO CENTRAL PARA LEVAR EDUCAÇÃO FINANCEIRA A DOCENTES E ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

LUIZA SANTOS - 06/08/2025 18:28

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e o Sebrae anunciaram parceria com o Banco Central do Brasil (BC) para integrar o Aprender Valor, iniciativa nacional voltada à promoção da educação financeira nas escolas públicas e particulares. Desde sua criação pelo BC, o programa já atingiu 25 mil escolas (99% delas públicas), nas quais estudam mais de 5 milhões de estudantes.

O programa, originalmente formatado para educadoras e educadores do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) será expandido para docentes e estudantes do Ensino Médio a partir de 2026. A expectativa é ampliar o alcance do Aprender Valor. Hoje, cerca de 7,8 milhões de jovens de 15 a 17 anos estão matriculados em 29 mil escolas de Ensino Médio de todo o país, segundo o Censo Escolar 2024.

Para os docentes do Ensino Médio, o Aprender Valor irá ofertar um curso em três formatos – autoformativo on-line (aprendizagem que ocorre de forma independente e autônoma), híbrido e presencial – garantindo maior capilaridade e inclusão, especialmente em escolas com menor acesso à tecnologia.

“A educação financeira é uma ferramenta central no fortalecimento da autonomia e da cidadania financeira. Diversos jovens de 15 a 17 anos já lidam, no dia a dia, com decisões sobre o uso do dinheiro: como se preparar financeiramente para o ensino universitário, como não cair em golpes financeiros, e como usar seus recursos de forma consciente. A importância de levar educação financeira para esse público tem, portanto, crescido a cada dia. A parceria com CVM, Anbima e Sebrae veio em ótima hora para expandirmos o Aprender Valor e chegar a esses jovens, já a partir de 2026”, comenta Izabela Correa, Diretora de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta do BC.

Coube à Anbima a elaboração dos conteúdos pedagógicos e à CVM a coordenação inicial entre os parceiros; já o Sebrae, graças à sua presença nacional, coordenará as frentes presenciais e híbridas do programa. BC e CVM também fizeram a revisão técnica do material.

Foto: Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.