A vereadora Marta Rodrigues (PT) criticou nesta terça-feira (6) as declarações do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), sobre as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. Para a parlamentar, o prefeito adota um discurso aparentemente técnico, ‘pedindo’ equilíbrio entre os poderes e direito à ampla defesa, mas na prática constrói uma narrativa política alinhada ao bolsonarismo, tentando suavizar os graves atos antidemocráticos atribuídos ao ex-presidente.
“É claro que o contraditório é um direito assegurado, mas usá-lo para questionar o papel do Judiciário é parte de uma estratégia para deslegitimar as instituições. Bruno Reis prefere se posicionar como aliado do bolsonarismo a defender de fato a democracia”, disse.
Marta também criticou a omissão do prefeito diante de pautas fundamentais para a população, como o tarifaço imposto pelos Estados Unidos que ameaça setores econômicos estratégicos para Salvador e toda a Bahia.
Segundo Marta Rodrigues, enquanto o governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Lula lideram esforços para mitigar os impactos da medida, reunindo empresários e setores produtivos, Bruno Reis se cala.
“Enquanto o governador Jerônimo Rodrigues se reúne com empresários, sindicatos e representantes do governo federal para mitigar os danos causados por medidas unilaterais dos EUA, o prefeito de Salvador se cala. Quando não se coloca ao lado do governo federal e do governo da Bahia, Bruno Reis está, na prática, contra o povo brasileiro. Prefere repetir o discurso da extrema-direita a defender quem mais precisa”, afirmou.
Foto: Divulgação