Durante a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável nesta terça-feira (5), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou o Pix e aproveitou para provocar o norte-americano Donald Trump, sugerindo que ele deveria testar o sistema de pagamentos nos Estados Unidos.
“O Pix é um patrimônio nacional e referência internacional de infraestrutura pública digital e aqui eu gostaria que o presidente Trump fizesse uma experiência com o Pix nos EUA”, afirmou. O petista ainda afirmou que os últimos acontecimentos políticos dos Estados Unidos contra o Brasil seriam por uma preocupação de Trump com o formato de transação brasileiro, já que ele teria medo do Pix “tomar conta do mundo”.
“Não sei se vc é amigo dele Josué […] Você poderia levar um Pix para ele, para ele pagar uma conta, ele ia ver que é uma coisa moderna. E qual é a preocupação deles? É que se o Pix tomar conta do mundo, os cartões de crédito irão desaparecer e é isso que está por trás dessa loucura contra o Brasil”, declarou. No mês de junho, o Escritório do Representante Comercial dos EUA anunciou uma investigação comercial aberta contra o Brasil, que inclui o Pix como uma prática considerada “desleal” pelo governo americano.