Começa a valer nesta sexta-feira (1) os novos percentuais de misturas obrigatórias na gasolina e diesel brasileiro. Os valores foram aprovados no final do mês de junho pelo Conselho Nacional de Politica Energética (CNPE), passam ao seguinte. O teor de etanol na gasolina comum vai subir de 27,5% para 30% no combustível. Já a presença do biodiesel no diesel passara de 14% para 15%.
Com esse aumento da mistura, há chances de maior estabilidade nos preços, e uma menor dependência de exportações, dado que os bicombustíveis são produzidos no Brasil. O governo espera redução nos preços para o consumidor e argumenta que os conflitos no Oriente Médio causam uma instabilidade no preço do petróleo, que reflete diretamente no valor dos combustíveis.
Para elevar o teor de etanol na mistura da gasolina comum, o governo federal também aprovou a nova octanagem, que sobe de 93 para 94 RON. Este é o índice que mede a resistência à detonação da gasolina: quanto maior o resultado, mais eficiente é o combustível.
Foto: Reprodução