Diversos países que participarão da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima – A COP30 – pediram oficialmente, por meio de uma carta emitida na última quinta (30), para que a conferência não seja realizada em Belém. O motivo são os preços das diárias em hotéis na capital paraense.
O presidente da COP30, André Corrêa do Lago, afirmou que “Países manifestaram de fato e saíram a público para dizer que a questão do preço dos hotéis é uma preocupação. Representantes de regiões pediram para tirar a COP de Belém”. A declaração foi dada em evento da UNFCCC (Organização das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas). O encontro reuniu representantes da convenção climática, dos governos federal e do Estado do Pará, além dos órgãos responsáveis pela organização da conferência.
O diplomata afirmou que, enquanto em outras edições da COP os hotéis cobraram o dobro ou o triplo do valor habitual, em Belém, as diárias estão até 10 vezes acima do normal. Ele destacou que a legislação brasileira não permite impor limites aos preços das diárias e o que resta é o diálogo com a rede hoteleira.
Moradores da cidade e donos de imóveis na região estão aproveitando a chegada do evento, e o número de turistas estrangeiros, para oferecer alugéis com preços exorbitantes. Algumas “ofertas” chegam a passar dos R$ 700 mil reais por apenas 5 dias;
Abaixo, alguns anúncios de aluguel de temporada na cidade em um famoso site de imóveis: