A Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ) 2025 vai contar com uma nova edição do Espaço Roda de Sustentabilidade, que funcionará de 7 a 10 de agosto no Terreiro de Jesus, com foco ampliado em ações educativas e ambientais. Uma das principais iniciativas é a troca gratuita de livros, por meio do projeto #CirculeUmLivro.
A atividade é uma parceria entre a Fundação Casa de Jorge Amado, organizadora do evento, e as entidades do setor florestal ABAF (Associação Baiana das Empresas de Base Florestal) e Ibá (Indústria Brasileira de Árvores). O público poderá levar um exemplar e trocá-lo por outro, incentivando o acesso à leitura e o reaproveitamento de materiais.
Segundo Angela Fraga, presidente da Fundação Casa de Jorge Amado, a proposta busca unir literatura, consciência ambiental e educação cidadã. “A adição de práticas como esta vem confluir com a certeza de que objetivamente estaremos incentivando a sustentabilidade e dando um passo importante para construir uma geração de indivíduos engajados com a preservação da natureza”, afirmou.
Para Paulo Hartung, presidente da Ibá, a ação também ajuda a reforçar o papel do papel, produzido a partir de árvores cultivadas, como um material sustentável. “Incentivar a circulação de livros fortalece essa cadeia, ao mesmo tempo que promove o hábito da leitura”, destacou.
A troca de livros na FLIPELÔ será aberta ao público, com a possibilidade de encontrar obras de diversos gêneros. A ideia é simples: quem participa pode deixar um título e levar outro gratuitamente, contribuindo para uma experiência coletiva e circular de leitura.