sábado, 26 de julho de 2025
Euro Dólar

FESTIVAL JULHO DAS PRETINHAS CELEBRA DIA DA MULHER NEGRA COM ATIVIDADES PARA CRIANÇAS

VICTOR OLIVEIRA - 25/07/2025 15:36

O Teatro Gregório de Mattos, no Centro de Salvador, recebeu nesta sexta-feira (25), Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha, uma contação de história e a apresentação “Mariar, Um Mar de Poesia” para estudantes da rede municipal.

A atividade integra o Festival Julho das Pretinhas, do Circuito Mulheres Negras em Movimento. Junto com as atrizes do espetáculo, a meninada foi convidada a ocupar os assentos do espaço cultural. Após o apagar das luzes, as crianças puderam assistir à encenação que contou com apresentação musical, ao som do cavaquinho e triângulo tocado pelas intérpretes.

Palmas, assobios e risos vindos da plateia fizeram com que o espetáculo se tornasse totalmente interativo.

Pela manhã, participaram da atividade alunos das escolas municipais Primeiro Passo Cassange, Jandira Dantas, Saturnino Cabral e João Lino. Nesta tarde, o evento acontece para os matriculados da São João Batista, Martagão Gesteira e Vivaldo Costa Lima, alcançando 375 alunos da rede.

A curadora e idealizadora do projeto, Cássia Valle, conta que desde 2017, quando entrou para literatura infantojuvenil, já  tinha uma ideia de criar uma versão infantil do Julho das Pretas para trabalhar nas crianças a autoestima, o pertencimento e identidade.

A professora Cleojan Fernandes Vitorino, da Escola Municipal Jandira Dantas, na localidade da Palestina, contou como a iniciativa foi importante para o desenvolvimento das crianças para além da sala de aula. “São 40 alunos, e é um privilégio poder participar disso, porque são crianças que têm pouco acesso a momentos culturais. Viemos de um bairro periférico, então é uma oportunidade para as crianças terem esse contato com a própria cultura negra, que é o que eles vivenciam”.

Aos nove anos, a aluna Raíssa Moura confessou que aprendeu muito sobre a força e representatividade das mulheres pretas. Pela primeira vez no teatro, ela acredita que o contato com o teatro ampliou sua percepção sobre igualdade racial: “Todo mundo é igual, independente do tom da pele. E, quando eu chegar em casa, vou contar para minha mãe que eu aprendi sobre a importância das mulheres negras”.

A programação prossegue no sábado (26), com o espetáculo Dandara na Terra dos Palmares, às 15h, também no Teatro Gregório de Mattos, como parte do Festival Julho das Pretinhas.

O Circuito Mulheres Negras em Movimento é realizado através do programa Salvador Capital Afro, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), e celebra a força, a criatividade e o empoderamento feminino na capital baiana, em alusão ao Dia Municipal da Mulher Negra. A edição de estreia foi iniciada na última quinta-feira (17) e será encerrada neste domingo (27).

A programação completa pode ser acessada através do site www.salvadordabahia.com/circuito-mulheres-negras-em-movimento/.

Foto: Otávio Santos/ Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.