

O crescimento do turismo brasileiro segue impulsionando a expansão de diversas áreas da economia brasileira. Somente no primeiro semestre deste ano, 455 mil veículos foram alugados para fins turísticos no país, um aumento de quase 6% em relação ao mesmo período de 2024, quando 430 mil automóveis foram alugados exclusivamente para com esse objetivo. Os dados são da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA).
Ainda de acordo com a ABLA, reunindo todos os objetivos de locação de veículos, o segmento alcançou, no ano passado, um faturamento de R$ 52,9 bilhões, um crescimento de 17,8% frente aos R$ 44,9 bilhões registrados em 2023. Em 2024, o setor movimentou 79,7 milhões de usuários e gerou mais de 105 mil empregos diretos. Ao todo, existem 31.487 locadoras de automóveis no Brasil.
“Estamos observando um incremento nunca visto no turismo interno brasileiro. Isso está sendo possível graças aos investimentos de infraestrutura e promoção turística no nosso país, que permite que os viajantes conheçam, cada vez mais, os nossos destinos e tudo de melhor que o Brasil tem a oferecer”, destaca o ministro do Turismo, Celso Sabino.
O presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis, Marco Aurélio Nazaré, explica que, ao alugar um veículo, o turista pode ter mais autonomia para ampliar o roteiro da viagem.
“O tamanho da frota das locadoras para atender o turismo interno mostra, inclusive, que mais brasileiros estão viajando dentro do nosso próprio país, provando vantagens de locar automóveis. Seja em férias ou a trabalho, com um carro alugado fica bem mais fácil otimizar o tempo no destino em si, mas também fica mais fácil para expandir a viagem e conhecer destinos turísticos próximos”, diz.
Foto: Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil/Arquivo