O Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas de Salvador autorizou o início dos estudos técnicos para a concessão de um novo trecho da orla de Jaguaribe à iniciativa privada. O projeto prevê a instalação de até dez quiosques e 34 barracas em uma área de 1,5 km, como parte do Plano Integrado de Concessões e Parcerias (PICS). A proposta segue o modelo já adotado em outras áreas da orla e busca atrair investimentos privados.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Mila Paes, destacou que esta é apenas a fase inicial, voltada para a elaboração dos estudos que definirão o modelo de concessão. A concessionária ficará responsável por manutenção, limpeza, paisagismo, segurança e acessibilidade, além da criação de áreas de lazer e apoio.
A Prefeitura espera que o projeto melhore a infraestrutura da praia, aumente a atratividade turística e gere empregos. Também foram autorizados estudos para concessão de áreas comerciais em quatro estações do BRT e no Terminal Mané Dendê. A próxima fase envolve a apresentação dos estudos de viabilidade, consulta pública e, posteriormente, o lançamento do edital ainda este ano.
Foto: Divulgação