O Brasil perdeu 1.782 farmácias independentes no ano passado, segundo o IQVIA. Este número acendeu um alerta para os chamados “desertos farmacêuticos”, principalmente em regiões do interior, onde o fechamento dessas unidades compromete o acesso da população
à saúde básica.
Uma rede de franquias de farmácia, com 250 lojas em operação no Brasil, tem atuado justamente para enfrentar esse problema e adotaram a estratégia de conversão de farmácias locais em franquias, oferecendo suporte completo em gestão, finanças, estoque e compras. O modelo tem ajudado a multiplicar o faturamento de pequenos negócios e a fortalecer o acesso à saúde nas comunidades.
A marca quer acelerar sua expansão no Nordeste, com foco na Bahia (especialmente Salvador), com R$7milhões de investimento e 120 novas vagas. Além dos estados de Rio Grande do Norte, Alagoas e Pernambuco, onde prevê abrir 10 novas unidades em cada estado até 2026. Totalizando 28 milhões de reais de investimento e cerca de 500 novas vagas de emprego na região nordeste.
O interessante é que a marca, Farmais, é uma rede de franquias de drogarias que foi adquirida por um grupo de franqueados, ex-operadores da rede, ou seja, conhecem bem os desafios do pequeno empresário, a marca passou a receber uma grande procura de empreendedores pedindo apoio para manter seus negócios de pé.
Foto: Divulgação