terça, 22 de julho de 2025
Euro Dólar

FESTA LITERÁRIA ARTE E IDENTIDADE CHEGA À 5ª EDIÇÃO COM O TEMA “RESISTIR É FESTEJAR”

LUIZA SANTOS - 21/07/2025 17:04

Entre os dias 2 e 4 de outubro de 2025, o Pelourinho será mais uma vez palco da Festa Literária Arte e Identidade V, que neste ano traz o tema “Arte e Literatura Negra e Indígena: Resistir é Festejar”. Gratuito e aberto ao público, o evento ocupa os espaços culturais do Centro Histórico em cenários vivos de troca, afeto e ancestralidade, com uma programação intensa voltada ao público infantojuvenil, celebrando o legado dos povos africanos e originários na formação do Brasil, além da potência da arte e da literatura como ferramentas de resistência e transformação.

A iniciativa reafirma seu compromisso com a promoção da diversidade cultural, oferecendo um ambiente seguro e inclusivo para que crianças e adolescentes possam se conectar com as suas raízes por meio de palestras, rodas de conversa, oficinas, apresentações artísticas e vivências criativas com artistas baianos e nacionais. A proposta curatorial desta edição realça as expressões negras e indígenas como pilares na construção da identidade brasileira, aprofundando o debate sobre seu legado histórico e simbólico.

“A Festa Literária Arte e Identidade deste ano traz o tema Resistir é Festejar porque celebrar a arte e a literatura negra e indígena é um ato de resistência. Mais que um evento, é um movimento de afirmação e construção de um futuro mais justo, onde fortalecer as infâncias e juventudes negras e indígena é político e pedagógico”, afirma Cris Santana, coordenadora geral do evento.

Festejar como ato político e poético – Inspirada por pensamentos como o do filósofo indígena Ailton Krenak, a Festa Literária Arte e Identidade V defende a importância de preservar os saberes ancestrais e reforça o valor da ancestralidade, da pluralidade e do pertencimento. “Resistir é festejar” torna-se, assim, um convite à celebração dos corpos, saberes e identidades negras e indígenas, rompendo com as lógicas colonizadoras que ainda moldam as estruturas da sociedade.

Além de promover o acesso à arte e à literatura, o evento fortalece a economia do livro e valoriza a produção cultural local, reunindo autores, artistas e empreendedores. Ao completar cinco anos, consolida-se como espaço de formação cidadã e crítica em Salvador, estimulando uma sociedade mais justa e plural, com a leveza e a potência da arte. Para garantir o acesso, contará com recursos de acessibilidade como audiodescrição, Libras e estrutura adequada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Foto: Divulgação |Audácia Foto e Filmagem

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.