Uma das principais vias de ligação entre os bairros do Imbuí e da Boca do Rio, a avenida Jorge Amado foi entregue totalmente requalificada nesta sexta-feira (18) pela Prefeitura de Salvador. As obras, que tiveram investimento de R$9,5 milhões, envolveram uma série de intervenções ao longo de 1,6 km de extensão, com destaque para a duplicação do trecho entre as ruas das Araras e Santo Antônio.
Durante a solenidade de entrega da nova avenida, o prefeito Bruno Reis afirmou que o projeto vai proporcionar mais fluidez ao trânsito na região. “Essa intervenção é importantíssima para quem mora e trabalha aqui. Além de novo pavimento, meio-fio, sinaleiras inteligentes e iluminação, duplicamos toda a parte que era possível da via, incluindo o pontilhão na entrada do Bate Facho. Não tenho dúvidas de que isso vai melhorar, e muito, a mobilidade para quem passa por essa área”, destacou.
O prefeito lembrou ainda de outras intervenções viárias realizadas recentemente pela gestão municipal nas proximidades, a exemplo da requalificação da Estrada do Curralinho, das construções da rua Valmar Hupsel, que liga a rua dos Colibris ao Curralinho, e da rua Granja Marazul, entre Curralinho e Stiep.
Os investimentos em mobilidade empregados nos últimos anos têm feito o município se destacar nacionalmente. “Entre as capitais, Salvador é hoje a segunda cidade do Brasil com o menor tempo médio de deslocamento, ou seja, com o segundo melhor trânsito do país, perdendo apenas para Brasília, que é uma cidade plana, projetada, e que não tem a topografia irregular que nós temos”, frisou Bruno Reis.
Melhorias
A Av. Jorge Amado possui grande concentração de estabelecimentos comerciais como bares, restaurantes, academias, além de vários condomínios e casas. A via também é um importante corredor de tráfego que liga a Avenida Luís Viana Filho (Paralela) à orla de Salvador. Nos horários de pico, era comum a formação de congestionamentos no local.
Com a duplicação realizada, o trecho beneficiado passou a contar com duas faixas em cada sentido, além de canteiros com paisagismo, baias para ônibus, melhorias na sinalização viária e áreas de retorno.
A requalificação incluiu ainda implantação de sistema de drenagem, pavimentação, recuperação de passeios e instalação de nova iluminação em LED, executada pela Diretoria de Iluminação Pública (Dsip). No total, foram instaladas quase 70 luminárias e cinco postes de fibra com seis metros de altura, somando investimento adicional de R$327 mil.
Segundo o secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos de Souza, a requalificação da Jorge Amado solucionou problemas como a falta de sinalização adequada e o difícil acesso às ruas transversais.
“Essa entrega chega para transformar a realidade dessa região. Mais do que uma via nova, que melhora a fluidez do trânsito, essa obra também valoriza todo o entorno. Essa é uma avenida que conecta a Avenida Paralela à orla, então o benefício é tanto para quem mora aqui quanto para quem trabalha ou transita pela região”, afirmou o secretário. Ele destacou ainda que o projeto foi elaborado com base em consultas à comunidade local.
Fotos: Betto Jr./ Secom PMS