quarta, 16 de julho de 2025
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PROGRAMA AGENTE DE EMPREENDEDORISMO IMPULSIONA NEGÓCIOS LOCAIS EM SALVADOR COM ORIENTAÇÃO E CAPACITAÇÃO

LUIZA SANTOS - 15/07/2025 17:28

O programa Agente de Empreendedorismo, fruto de uma parceria da Prefeitura de Salvador com o Parque Social, é uma das políticas públicas desenvolvidas pelo município nos últimos anos visando fortalecer a economia local. A iniciativa tem o objetivo de fomentar o viés de empreendedorismo entre pessoas de baixa renda, oferecendo orientação, capacitação e acesso ao crédito como ferramentas para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de comunidades da capital baiana.

A ação atua diretamente com empreendedores e potenciais empreendedores, promovendo o acesso a informações e conhecimentos essenciais para uma gestão mais profissional dos seus negócios. A proposta é contribuir para o aumento da renda dos participantes, além de estimular a autonomia e o sentimento de pertencimento nos territórios atendidos.

As ações do programa são realizadas em escolas da rede municipal de ensino, unidades da Prefeitura-Bairro e no Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm). Para participar, os interessados podem consultar o ponto de atendimento mais próximo acessando o site (www.agentedeempreendedorismo.salvador.ba.gov.br) e informando o bairro em que residem. Interessados também podem obter mais informações através do Instagram (@agentedeempreendedorismo).

De acordo com Daiane Moreira, uma das supervisoras do programa, a iniciativa oferece um conjunto de atividades voltadas para o fortalecimento dos pequenos negócios da cidade. Segundo ela, as ações envolvem tanto o apoio a empreendedores já em atividade quanto o incentivo a quem deseja iniciar um novo negócio.

“Realizamos palestras de gestão, empreendedorismo e educação financeira, as quais são ministradas ou por parceiros voluntários especializados ou pelo Agente de Empreendedorismo. Também realizamos atendimento individualizado ao empreendedor, tratando as suas principais dificuldades para gerir o seu negócio, como por exemplo: precificação do seu produto, fluxo de caixa, identidade visual e presença nas redes sociais”, afirmou.

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

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