Com forte presença no Nordeste, o Grupo Petrópolis – maior cervejaria com capital 100% nacional – tem investido em soluções sustentáveis que geram benefícios diretos para o meio ambiente e para as comunidades locais. A empresa mantém na região duas de suas oito fábricas, localizadas em Itapissuma (PE) e Alagoinhas (BA), que são referências em práticas ambientais de excelência, com foco na valorização de resíduos e na educação socioambiental.
Um dos principais projetos da companhia é o Aterro Zero, criado há 10 anos, que visa a devida gestão dos resíduos produzidos pela cervejaria na produção de bebidas. Atualmente, somente 0,17% (cerca de 500 kg) dos resíduos gerados em todas as unidades são enviados para aterros sanitários. Todo o restante é reaproveitado de forma responsável, em parcerias com empresas que dão uma nova função a materiais como bagaço de malte, leveduras e plástico.
Em Alagoinhas, houve uma redução de 23,5% na geração de resíduos industriais. Já em Itapissuma, a empresa encontrou uma nova opção para reutilizar os resíduos plásticos, que são de difícil reciclagem. “Com essa inovação, está sendo possível transformar os resíduos em produtos, como telhas, que além de sustentáveis têm bom valor agregado”, afirma Alaercio Nicoletti, Gerente de Sustentabilidade e Inovação do Grupo Petrópolis.
Esse projeto foi elaborado a partir de dados críticos sobre o meio ambiente, especialmente no Brasil. Segundo a Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), o Brasil gera aproximadamente 77 milhões de toneladas de resíduos por ano, e cerca de 40% desse volume acaba em aterros sanitários. Outro dado alarmante vem do estudo do Blue Keepers, projeto ligado ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), que mostra o Brasil como responsável por 3,44 milhões de toneladas de plástico que chegam aos oceanos todos os anos. Estima-se que há de 86 a 150 milhões de toneladas desses resíduos acumulados nas águas.
Além das ações operacionais, a companhia conta com outro importante programa de sustentabilidade que aposta na formação de consciência socioambiental para estudantes de escolas municipais da região. Por meio do nosso Programa de Sustentabilidade “Bem GP”, que envolve a Educação Socioambiental, mais de 2.950 alunos de 52 escolas municipais foram impactados com conteúdo sobre descarte correto de resíduos, uso consciente de água e energia, e mudanças climáticas. Considerando as famílias e amigos, cerca de 12 mil pessoas foram impactadas pelo Programa.
Foto: Divulgação