quarta, 16 de julho de 2025
Euro Dólar

BAHIA PODE LIDERAR VIRADA NA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NACIONAL

LUIZA SANTOS - 15/07/2025 14:58 - Atualizado 15/07/2025

O Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Augusto Vasconcelos, comemorou a inauguração da fábrica BYD na Bahia. Segundo ele, este é o início de um novo e importante momento do desenvolvimento da Bahia, com repercussões na modernização da indústria automobilística nacional.

“A vinda da BYD é fruto de intensas negociações do Governo da Bahia, após a saída da Ford, em 2021. É resultado de um esforço conjunto e muitas articulações, e o nosso estado se beneficia da parceria Brasil-China, fortalecida com a ação do Presidente Lula, em sinergia com o Governador Jerônimo Rodrigues e o Ministro Rui Costa”, disse.

Com uma área superior a 4,6 milhões de metros quadrados, a unidade será a maior fora da China, com previsão de investimentos de R$ 6 bilhões e fabricação de 300 mil veículos por ano, podendo expandir até 600 mil. Além disso, será instalado um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, que, nas palavras da Vice-Presidente Global da BYD, Stella Li, pode criar uma espécie de “Vale do Silício” da inovação em Camaçari.

No dia da inauguração, 508 vagas de emprego foram disponibilizadas por meio do SineBahia, através de entendimento com os executivos chineses para garantir que trabalhadores baianos sejam contemplados com as oportunidades. A expectativa é de que sejam gerados 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos, quando a fábrica estiver em pleno funcionamento.

As etapas de evolução da instalação da indústria estão acordadas em contrato e preveem que, até 2030, cerca de 80% dos componentes do veículo sejam fabricados em território nacional, desmontando a tese de que ali seria apenas uma montadora. Somente o primeiro galpão, com 1 km de extensão, já é uma das maiores linhas de montagem do mundo, e há previsão de outros para estamparia, solda, pintura e controle de qualidade.

“A Bahia se preparou para esse momento. Ano passado, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), em conjunto com o SENAI, implantou um programa de qualificação profissional com foco na indústria automobilística. Alguns desses profissionais, inclusive, estiveram na China se especializando, e novas turmas devem ser lançadas”, pontuou o secretário.

Além disso, Vasconcelos afirma que chegou em um momento importante para a Bahia, sendo o Estado que mais gerou empregos no Nordeste, com quase 60 mil novas vagas nesses cinco primeiros meses, e lideramos investimentos em energias renováveis.

“Precisamos aproveitar a janela de oportunidades da descarbonização para criar mais empregos verdes, gerar valor agregado da nossa produção, nacionalizar conteúdos tecnológicos, promover desenvolvimento, garantir trabalho decente e aumentar a renda da população”, finalizou.

Foto: Arquivo / Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.