segunda, 14 de julho de 2025
Euro Dólar

RAFAEL PONDÉ LANÇA “BRAZILIAN REGGAE EXPERIENCE VOL. 2”, ÁLBUM QUE UNE REGGAE, ESPIRITUALIDADE E CONEXÃO BRASIL-EUA

LUIZA SANTOS - 14/07/2025 17:49 - Atualizado 14/07/2025

O cantor, compositor e produtor musical Rafael Pondé acaba de lançar seu nono álbum de estúdio, intitulado “Brazilian Reggae Experience Vol. 2”, já disponível nas plataformas digitais. Dando continuidade ao projeto iniciado no primeiro volume, o novo trabalho marca uma virada significativa na carreira do artista: é o primeiro em que a maioria das músicas é cantada em inglês, refletindo sua vivência entre o Brasil e os Estados Unidos, especialmente em San Diego (CA), onde mora parte do ano desde 2022.

Gravado entre a Califórnia (The Music Company, Pacific Beach) e Salvador (Máfia Records), o álbum foi produzido e mixado pelo próprio Rafael Pondé, com coprodução do DJ Caio Becker na faixa “O Hippie”. Destaque também para a participação póstuma de seu irmão, Thiago Pondé, falecido em janeiro de 2025.

Inspirado por práticas de ioga, meditação e pela busca da consciência espiritual, o álbum traz letras que abordam temas como autoconfiança, amor, gratidão, alegria e conexão com a mãe natureza. Como define o próprio artista: “este é um álbum para a alma”.

O disco conta com a participação de músicos consagrados, como o multi-instrumentista Jon McKnight (membro das bandas de Barrington Levy e Fully Fullwood), além da banda que acompanha Pondé em seus shows na Califórnia: Bob Lemos (bateria), Pati Miranda (vocal), Pedro Oliveira (baixo), Rodrigo Mendonça (metais), Rafa Reis (acordeon) e McKnight (teclado). Parte da produção foi viabilizada por meio de financiamento coletivo, e o lançamento ocorreu em 11 de julho de 2025.

Faixa a faixa

1. “Make It Happen”
De autoria de Rafa, fala sobre o poder que temos de fazer as coisas acontecerem, através da transformação pessoal e da alquimia emocional. A faixa tem um lindo arranjo de sopro de Rodrigo Mendonça.

2. “Jah Can Bring You Back”
Escrita por Bronson Tennis, conta com a participação nos vocais de Gary Dread, um dos produtores e músicos da banda The Movement, referência do reggae californiano. A faixa tem a participação de um coro feminino com Pati Miranda, Sister Dani e Empress Coral.

3. “Sacred Place”
Composta por Rafa e Pati Miranda, é possivelmente a faixa mais roots do disco. Conta com a participação de Marcos Odara, percussionista baiano radicado em Oakland (CA), além do vocal solo de Pati e um lindo arranjo de sopro de Rodrigo Mendonça, com ênfase no sax soprano.

4. “O Hippie”
Uma composição clássica de Rafa, revisitada com coprodução de Caio Becker. Traz a participação póstuma de Thiago Pondé. O arranjo flerta entre o reggae e o afrobeat, com influências de beats eletrônicos.

5. “Praying for Love”
Reggae com harmonias de bossa nova. Conta com Rafa Reis na sanfona e belos vocais de Rafa e Pati Miranda.

6. “Olha o Sol”
Letra em português que exalta o astro rei. A faixa tem Iuri Carvalho na bateria e todos os outros instrumentos gravados por Rafa.

7. “I Long For You”
Mais uma faixa que mostra a riqueza das harmonias brasileiras. A letra de Rafa reflete a passagem para a eternidade de seu irmão Thiago Pondé. Destaque para a gaita cromática tocada pelo próprio artista.

8. “Mar de Passion”
Letra em português e espanhol, celebra a paixão pela vida e pelo mar. Destaque para o arranjo de piano de Jon McKnight.

9. “Sunshine”
Canção que encerra o disco antes das versões Dub. Com voz e violão, Rafa canta sobre o amor, o respeito à natureza e aos povos originários.

Ouça o disco através deste link.

Foto: Marcelo Ritter

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.