Integrantes do Palácio do Planalto teriam solicitado pesquisas de popularidade para medir como a medida de Trump em tarifar o Brasil está sendo recebida pela opinião pública.
Segundo informações da coluna de Igor Gadelha, o levantamento busca entender qual a percepção da população sobre o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dentro da narrativa.
O posicionamento do governo federal é de deixar claro a responsabilidade de Bolsonaro e seus aliados pela tarifa de 50% anunciada pelos Estados Unidos. Em carta enviada ao Brasil, Trump justifica a tarifação com uma suposta “perseguição política” do ex-presidente Bolsonaro.
Os ministros Sidônio Palmeira (Secretaria de Comunicação Social) e Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais), usaram as redes sociais na última quarta (9) para reforçar este ponto.
Ambos destacaram a diferença entre os projetos políticos dos dois líderes: enquanto Lula “luta para taxar os super-ricos”, Bolsonaro, segundo eles, “quer taxar o Brasil”.