Encerrada nesta quarta-feira (9), a missão técnica de representantes do Banco Mundial em Salvador, em parceria com a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), marcou mais uma etapa do processo de preparação para a formalização de uma operação de crédito internacional. O financiamento tem como objetivo viabilizar a aquisição de ônibus 100% elétricos para o sistema de transporte público da capital baiana, com foco no BRT Salvador.
O projeto busca proporcionar, pela primeira vez na história da cidade, uma renovação de frota com veículos elétricos, alinhada às diretrizes de sustentabilidade e inovação urbana. A iniciativa integra a estratégia da Prefeitura de Salvador para reduzir a poluição atmosférica e reforçar o compromisso da cidade com a mobilidade limpa.
De acordo com o gestor da Semob, Pablo Souza, a Prefeitura apresentou, em 2024, um pedido de operação de crédito no valor de US$94 milhões ao Banco Mundial. Os recursos deverão financiar a compra de cerca de 100 ônibus elétricos, de diferentes tipologias — incluindo articulados e micro-ônibus.
Eletrificação da frota – “A aquisição desses veículos está alinhada ao plano de mobilidade urbana sustentável de Salvador. O objetivo é expandir os serviços de transporte coletivo, com foco na eletrificação da frota e na redução das emissões — especialmente no BRT, que é o principal alvo desta primeira etapa do projeto”, explicou o secretário, presente no encontro.
Ele pontuou ainda que o BRS Orla também está incluído na estratégia e que a cidade já possui oito ônibus elétricos em operação, além de um eletroterminal com capacidade para carregar 20 veículos simultaneamente. Está prevista a construção de um segundo eletroterminal na região do Centro da capital.
Foto: Lucas Moura/Secom PMS e Ascom Semob