Durante entrevista à TV Bahia na manhã do desfile do 2 de Julho, o presidente Lula destacou a Bahia como um dos estados mais contemplados pelo novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). “Nós temos um PAC na Bahia que é poderoso. São 107 bilhões de reais, dos quais 32 bilhões já foram executados”, afirmou.
Lula também apresentou o novo programa “Agora Tem Especialista”, voltado à ampliação do acesso a exames e consultas especializadas. “Ninguém pode esperar quase dois anos para se tratar […] Agora, estamos trabalhando para que a pessoa possa fazer todos os exames em até 30 dias”, garantiu.
Na área da saúde, Lula enfatizou a ampliação do Farmácia Popular, que hoje oferece 41 medicamentos gratuitos, e o aumento no número de médicos no país. “Quando chegamos no governo, o Brasil tinha 12 mil médicos. Hoje já são 28 mil médicos atuando.”
O presidente ainda brincou sobre a influência da Bahia nas decisões do governo: “O Rui Costa é o chefe da Casa Civil, ele que define as prioridades. Eu fico só de olho para ver se ele não está puxando tudo para a Bahia.”
Outro ponto destacado por Lula foi o início das obras da ponte Salvador-Itaparica, um projeto de R$ 11 bilhões em parceria com a estatal chinesa CCCC. Com 12,4 km de extensão, a ponte vai ligar a capital baiana à Ilha de Itaparica, prometendo impulsionar o desenvolvimento regional.
Foto: Thuane Maria/GOVBA