Durante o desfile do 2 de Julho, que celebra a Independência da Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) direcionou críticas ao prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil). No ato cívico desta quarta-feira (2), Lula ergueu um cartaz que exigia o pagamento do piso salarial aos professores da rede municipal da capital.
Os professores estão em greve desde o dia 6 de maio, em protesto contra a proposta salarial apresentada pela prefeitura. Apesar de a Justiça ter declarado a paralisação ilegal, a categoria mantém o movimento, que chega a 58 dias e completa dois meses nesta sexta-feira (4).
Os educadores exigem o pagamento integral do piso nacional e melhores condições de trabalho. Bruno Reis, por sua vez, afirma que os salários já superam o piso e apelou para que os docentes retornem às salas de aula.
Acompanhado da primeira-dama Janja, Lula levantou o cartaz com a mensagem: “Prefeito, nos devolva o plano e pague o piso“.
Salvador possui mais de 400 escolas municipais, atendendo 131 mil alunos. Destas, 138 estão totalmente paralisadas, 189 funcionam parcialmente e 79 mantêm as aulas regulares.
Foto: Reprodução/Redes Sociais