O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quarta-feira (2), em entrevista a Tv. Bahia, antes de sua participação no cortejo do 2 de julho (veja aqui), que as negociações para a construção da ponte Salvador-Itaparica foram um “parto muito difícil”. Lula chamou a ponte de “nossa”e disse que agora ela vai ser construída. O começo das obras deve acontecer em menos de 12 meses.
“Essa ponte foi um parto difícil, o Rui Costa sabe o quanto ele sofreu, quantas vezes eu falei com o Xi Jiping ‘e nossa ponte, vai ser construída?’”, disse o presidente.
“O estudo da fundação está 100% pronto e vai começar a obra. Um investimento de R$ 11 bilhões e vai ser uma revolução para o desenvolvimento da Bahia”, complementou Lula. A construção da ponte Salvador-Itaparica está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O governador Jerônimo Rodrigues assinou um novo contrato para a construção da via no dia 4 de junho. O documento estabelece uma concessão de 35 anos para construção, operação e manutenção do equipamento.