Fotos: Bruno Concha/ Secom PMS
Texto: Gilvan Santos e Eduardo Santos/ Secom PMS
Os primeiros baianos e turistas começaram a chegar ao Largo da Lapinha antes da alvorada, às 6h, para a celebração dos 202 anos de Independência do Brasil na Bahia, na manhã desta quarta-feira (2). Com a tradicional queima de fogos, encontro de autoridades e a alegria do povo nas ruas, a festa trouxe nesta edição o tema “Eu Sou o 2 de Julho”. Na retaguarda do evento, diversos serviços públicos municipais foram montados para garantir segurança e bem-estar da população.
“Temos o povo na rua, num feriado que acontece no meio da semana, com um clima bom e que já observamos o grande movimento de pessoas já nas primeiras horas. Além disso, creio que o tema é algo que aproximou muito o público. ‘Eu Sou o 2 de Julho’ traz esse sentimento de pertencimento, saindo um pouco dos personagens históricos, para aproximar ainda mais a população. Além disso, decidimos vestir o Caboclo de branco, pedindo pela paz”, afirmou o presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro.
Segurança – O inspetor geral da Guarda Civil Municipal (GCM), Marcelo Silva, detalhou os preparativos para a data magna no estado. “Nossa organização teve início bem antes das pessoas chegarem. Garantimos a presença do efetivo durante o desfile cívico, sem perder o foco na segurança de todo o perímetro da festa, bem como da área restrita e o desfile das autoridades, num total de 150 agentes envolvidos em toda a operação, que envolve, inclusive, o apoio a outros órgãos”.
O promotor de vendas Rafael Lima, 36 anos, destacou o reforço na segurança. Ela está de férias e aproveitou a data para levar a esposa e a filha para participar do 2 de Julho. “É muito importante que todos os agentes públicos estejam empenhados em garantir a segurança de uma festa tão linda. Já que a programação vai se estender por mais dias (até 13 de julho) é muito importante que a Guarda acompanhe e monitore esses eventos”, afirmou.
Defesa Civil – Buscando garantir a segurança estrutural da festa da Independência, a Coordenadoria da Defesa Civil (Codesal) intensificou as ações de fiscalização e prevenção para megaeventos como este na cidade.
Foto: Bruno Concha/ Secom PMS