O protagonismo da Bahia na Independência do Brasil ganhou novo fôlego no cenário nacional. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, encaminhou nesta terça-feira (1º) ao Congresso Nacional um projeto de lei que propõe instituir o dia 2 de Julho como o Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil.
A proposta reconhece, oficialmente, o papel decisivo da luta travada em solo baiano, que se estendeu até julho de 1823, para garantir a separação definitiva do Brasil em relação à Coroa portuguesa, após a declaração formal de independência em setembro de 1822.
Ao valorizar a contribuição histórica do povo baiano, o projeto de lei reforça a importância de integrar, na memória cívica do país, a data que marca o desfecho do processo de independência. A proposta seguirá para análise e votação no Congresso Nacional.
VALORIZAÇÃO – Desde 2023, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (SecultBA), vem empreendendo uma série de ações comemorativas ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, com foco na valorização da memória popular e regional.
Entre as iniciativas estão o projeto Bahia: Memórias de Lutas e Liberdade, da Fundação Pedro Calmon (FPC), que promove atividades culturais e educativas em 19 municípios; editais voltados à participação de professores e estudantes; o lançamento do Caderno de Revalidação do Cortejo, que propõe uma releitura crítica das celebrações; e o apoio à publicação da coletânea Guerra na Bahia pela Independência do Brasil, voltada à formação docente.
Foto: Divulgação/Gov-BA