quinta, 03 de julho de 2025
Euro Dólar

“2 DE JULHO É A DATA MÁXIMA DA CIDADANIA BAIANA”, AFIRMA PRESIDENTE DO PT-BA

LUIZA SANTOS - 02/07/2025 08:17 - Atualizado 02/07/2025

Presente na comemoração do desfile do 2 de Julho, na Lapinha, em Salvador, o presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares, celebrou a data da independência da Bahia, que completa mais de 200 anos em 2025. Em entrevista à imprensa, o dirigente petista afirmou que o “2 de Julho é a data máxima da cidadania baiana”.

“A gente está aqui para celebrar a memória da independência, da liberdade da Bahia e do Brasil. A gente sabe que o 2 de Julho agora passa a ter o reconhecimento nacional, que é uma ação outra do presidente Lula, mas que no coração dos baianos, na memória dos baianos, sempre teve muito vivo. Aqui se deu a verdadeira liberdade do Brasil, a independência do Brasil. Estamos aqui hoje para celebrar a memória dos nossos heróis heroínas do 2 de Julho, mas também para celebrar os anônimos, aqueles que são representados pelo Caboclo, pela Cabocla, ou seja, o povo baiano, que foi fundamental nesse processo de libertação do Brasil, e também fazendo jus à honra deles, da memória deles”, acrescentou o presidente do PT Bahia.

Éden destacou que é importante lembrar que a independência e a liberdade ainda são pautas atuais. “A gente tem que continuar lutando por democracia, não podemos esquecer que no dia 8 de Janeiro de 2023 houve uma tentativa de golpe nesse país. Então os valores, os princípios do 2 de Julho, ainda devem ser a luta do dia a dia, e nós do PT estamos aqui pra celebrar junto com o povo soteropolitano e o povo baiano a luta por mais liberdade, mais igualdade, mais democracia”, concluiu.

Foto: Coala Ayo/Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.