Na próxima sexta-feira, 04 de julho, às 18h30, o auditório do Instituto Cervantes, em Salvador, recebe o espetáculo “Andes Infinitos”, da cantora, compositora e gestora cultural argentina Maryta de Humahuaca. Com entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço, o show é uma realização conjunta do Instituto Cervantes com o Consulado Geral da Argentina em Salvador e contará com as participações especiais dos músicos brasileiros Pedro de Rosa Moraes e Gabi Guedes.
“Andes Infinitos” é um concerto que conduz o público por uma viagem musical aos Andes, evocando as paisagens sonoras das montanhas coloridas de Jujuy e de outras regiões andinas. O repertório reúne composições autorais e canções de ícones como Violeta Parra, Mercedes Sosa, Sulma Yugar, Chabuca Granda e Martha Elena Hoyos. A apresentação ultrapassa fronteiras geográficas, incorporando também os ícaros da cultura Shipibo e cantos mântricos dos povos araucanos, num espetáculo que celebra a força e a memória da música ancestral.
Maryta de Humahuaca tem mais de duas décadas de atuação na promoção das expressões culturais dos Andes. Natural de Jujuy, foi declarada Embaixadora Cultural da província e já ocupou o cargo de Secretária de Cultura de Humahuaca. Seu trabalho a levou a diversos países das Américas, onde combina apresentações com workshops e clínicas de canto ancestral, sempre com o objetivo de valorizar e preservar o patrimônio imaterial da região.
Com uma trajetória marcada por colaborações com artistas como Lila Downs, Carlinhos Brown e Juan Falú, Maryta é autora de projetos como “Madres Cantoras”, “Inti Takin” e “Cultura Viva”, e também participou de produções audiovisuais como “Mi Obra Maestra” e o documentário “Ricardo Vilca – Quebrada, Música y Silencio”. Atualmente, prepara o lançamento de um novo álbum internacional e um programa de televisão voltado à cultura de sua terra natal.
Serviço:
Show “Andes Infinitos” com Maryta de Humahuaca
Data: Sexta-feira, 04 de julho
Horário: 18h30
Local: Auditório do Instituto Cervantes – Ladeira da Barra
Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)
Realização: Instituto Cervantes e Consulado Geral da Argentina em Salvador
Participações especiais: Pedro de Rosa Moraes e Gabi Guedes
Sobre o Instituto Cervantes
O Instituto Cervantes é uma instituição criada pelo Governo da Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispanofalantes ao redor do mundo. Está presente nos cinco continentes com cerca de 90 centros, e a sede localizada em Salvador forma parte desta importante aposta da instituição para o ensino do espanhol no Brasil, país que atualmente possui o maior número de centros da rede.