O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, ofertado gratuitamente pelo Instituto Yduqs em parceria com o Centro Universitário Estácio está com inscrições abertas para o segundo módulo. O Instituto Yduqs, responsável por ações sociais em diversas unidades de ensino superior – acolhe interessados entre os dias 01 e 23 de julho, na secretaria da Estácio em Salvador, localizada no bairro do Stiep. A participação nas aulas é gratuita e já inclui material didático.
Desde o ano passado, o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos passou a ser dividido em módulo I e II. O módulo II de Alfabetização foi elaborado pelos professores da equipe buscando atender aos alunos que desejavam ampliar a capacidade de leitura e escrita, após o término do módulo I.A segunda parte do programa é voltada para a prática de leitura, escrita e interpretação de texto. “Nesta etapa, o foco é desenvolver a escrita e leitura adquiridas no primeiro momento”, explica a coordenadora do projeto na Bahia, a pedagoga e psicopedagoga Marialva Gargur.
De acordo com dados de 2024 do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF), 29% da população brasileira entre 15 e 64 anos é considerada analfabeta funcional. Ampliando significativamente a atuação do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, o público que se enquadra no analfabetismo funcional, mesmo não participando do módulo inicial passou a se encaixar também no programa. “Os participantes do módulo I podem seguir diretamente para o II, mas também estamos abrindo oportunidades para o público externo, pessoas que já conseguem ler, escrever, mas precisam aprimorar o processo de alfabetização”, acrescenta Gargur.
Combater o analfabetismo é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Entusiasta do papel transformador da educação, Marialva Gargur destaca que a alfabetização é um fator necessário para a inclusão social. “A alfabetização não se limita apenas ao aprendizado das letras e palavras, mas também envolve o desenvolvimento de competências críticas, como a interpretação de textos, a capacidade de expressão, a compreensão de informações cotidianas e até o letramento digital”, salienta a coordenadora
O programa tem participação de mais 70 integrantes, incluindo coordenadores, docentes e alunos de licenciatura da Estácio. O projeto, nos primeiros 6 anos de atuação, formou mais de 1.300 estudantes, entre 20 e 70 anos, em 14 campi de ensino da Estácio, espalhados pelo país As aulas deste novo módulo em Salvador iniciam 24 de julho, um dia após a finalização das inscrições. Interessados em participar devem se encaminhar até a secretaria da unidade Estácio, no bairro doStiep, portando RG. As inscrições serão feitas presencialmente entre os dias 01 e 23 de julho, das 10h às 20h. As vagas são ilimitadas. Os participantes receberão todo o material didático necessário para o andamento do curso.
Foto: Divulgação