quinta, 26 de junho de 2025
Euro Dólar

NORDESTE ULTRAPASSA MARCA DE 700 MIL TENTATIVAS DE FRAUDE NO 1º TRIMESTRE DE 2025

LUIZA SANTOS - 26/06/2025 17:49

O Nordeste do Brasil registrou 704.285 tentativas de fraude no primeiro trimestre de 2025, o que representa um aumento de 24,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do país. A região ocupou a segunda posição em participação nacional, com 20,3% do total de ocorrências no período, ficando atrás apenas do Sudeste (47,2%). Foi, em média, uma tentativa a cada 2,3 minutos, com 4.070 registros para cada milhão de habitantes.

Entre as Unidades Federativas (UFs), a Bahia liderou com 184.083 tentativas, o equivalente a 5,3% do total nacional, seguida por Ceará (129.436) e Pernambuco (120.077), os únicos da região a ultrapassarem a marca de 100 mil ocorrências no período. Sergipe apresentou o menor volume, com 27.926 registros. Já o Maranhão se destacou pela maior variação anual da região, com crescimento de 25,8% em relação ao primeiro trimestre de 2024. Apesar disso, o estado registrou a menor densidade populacional em fraudes, enquanto o Rio Grande do Norte foi o mais impactado proporcionalmente, com 4.912 tentativas por milhão de habitantes.

O Brasil registrou 3.468.255 tentativas de fraude nos três primeiros meses de 2025 — um salto de 22,9% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, a primeira e maior datatech do país. O volume equivale a uma tentativa a cada 2,2 segundos, com mais de 1 milhão de ocorrências mensais registradas consecutivamente no trimestre.

“Temos observado uma aceleração preocupante na sofisticação das tentativas de fraude. Uma vez que não há uma única solução capaz de barrar as diligências, as empresas precisam adotar a metodologia antifraude em camadas, tecnologias capazes de atuar de forma integrada e preventiva em toda a jornada do usuário. Elas são essenciais para bloquear as investidas ainda na origem, antes que causem prejuízos através de estratégias de engenharia social, agora potencializada pelo uso de inteligência artificial para criar abordagens hiperpersonalizadas”, afirma o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha. “Além da tecnologia, é fundamental investir continuamente na educação dos consumidores para que reconheçam e evitem os novos formatos de golpe”, completa.

Bancos e Cartões concentram mais da metade das investidas

A maior parte das tentativas de fraude registradas no primeiro trimestre de 2025 foi direcionada ao setor de “Bancos e Cartões” (54%). Na sequência, apareceram os segmentos de “Serviços” (31,9%), “Financeiras” (6,7%), “Telefonia” (5,7%) e “Varejo” (1,7%), mantendo a consistência dos registros em todos os três meses.

Foto: Divulgação/Serasa

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.