A Orquestra NEOJIBA segue encantando plateias europeias. Na noite da última quinta-feira (22), os 85 jovens músicos se apresentaram na Elbphilharmonie, em Hamburgo, Alemanha — uma das salas de concerto mais prestigiadas do mundo — e foram ovacionados de pé por vários minutos, um feito raro para artistas em início de carreira.
A apresentação integrou a turnê internacional do grupo, que já passou pela Áustria e Polônia e segue até 5 de junho, com próximas paradas em Paris, Amsterdã e Munique. Segundo o maestro Ricardo Castro, os ingressos para a apresentação em Hamburgo se esgotaram. O concerto de abertura traz o prelúdio “Alvorada”, da ópera Lo Schiavo, do compositor brasileiro Carlos Gomes, que narra o amor entre um escravo e o filho de um fazendeiro no período romântico.
“Eu não conheço nenhuma outra instituição que em 17 anos tenha feito nove turnês internacionais, nem mesmo do porte que nós fazemos na Europa”, afirmou o maestro em entrevista ao Jornal da Bahia no Ar, no início de maio.
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) reúne músicos entre 13 e 27 anos, combinando formação musical com inclusão social. O programa é inspirado no modelo venezuelano “El Sistema”.
O entusiasmo do público foi tanto que houve diversos pedidos para que a orquestra retorne em breve ao palco alemão. O feito impressiona ainda mais ao se considerar que, dois dias antes, a Elbphilharmonie recebeu um concerto de Sir András Schiff, um dos pianistas mais respeitados do mundo.
Foto: NEOJIBA/Reprodução