quinta, 29 de maio de 2025
Euro Dólar

MAIO AMARELO 2025: TRANSALVADOR ORIENTA MOTOCICLISTAS SOBRE TRÂNSITO SEGURO E LIMITES DE VELOCIDADE

VICTOR OLIVEIRA - 26/05/2025 17:22

Como parte do Maio Amarelo, campanha de conscientização que visa à redução de acidentes e de mortes no trânsito, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) realizou, na manhã desta segunda-feira (26), uma ação educativa com pedestres e motociclistas na Alameda Salvador, em uma faixa de pedestres próxima ao Salvador Shopping. Com um cartaz na calçada e na própria faixa, os agentes de trânsito alertaram para um trânsito seguro e também entregaram alguns panfletos sobre o tema da campanha.

“A campanha tem como tema ‘Desacelere. Tem sempre alguém te esperando.’, porque foi constatado um aumento do índice de acidentes envolvendo velocidade, então a desaceleração é uma atitude muito importante para evitar acidentes. Estamos fazendo a abordagem ao público, inclusive esse cartaz visa promover a conscientização. Estamos abordando pedestres e principalmente motociclistas, que é o nosso alvo principal”, destaca o instrutor de trânsito da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut), Haroldo Lessa.

Os panfletos distribuídos pelos profissionais da Gedut aos motociclistas trazem como recomendações para um trânsito seguro: o respeito aos limites de velocidade; o uso indispensável do capacete afivelado; a utilização de calçados fechados e bem fixados aos pés e nunca trafegar sobre calçadas ou canteiros. De acordo com a Transalvador, em todo o ano de 2024, dos 3.656 sinistros envolvendo motociclistas na cidade, 84 foram com vítimas fatais. Para Lessa, o excesso de velocidade e a imprudência são as infrações de trânsito que mais causam acidentes.

Motociclista há dois anos, João Vitor Santana, 20 anos, conta que se mantém sempre atento e respeita a velocidade da via para evitar acidentes. “Eu sempre uso o capacete e oriento também os meus passageiros a usarem. A segurança está em primeiro lugar. O que a gente mais vê é a afobação para poder chegar ao destino. Não pode, tem que respeitar a velocidade da via. Por todo lugar que a gente passa, a placa orienta em relação à velocidade”, diz.

O Maio Amarelo teve início no dia 1º e até o dia 31 conta com a realização de cursos, palestras, abordagens educativas nas ruas, Circuito Infantil de Bike e campanhas de mídia. O trabalho de sensibilização de pedestres e motociclistas será realizado também nesta terça-feira (27), na Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM), e na quarta-feira (28), no Dique do Tororó.

“O Maio Amarelo ocorre até o dia 31, mas nós da Gedut continuamos fazendo atividades educativas durante todo o ano em empresas, escolas, faculdades, ambientes externos e órgãos públicos. É um trabalho que não para”, complementa Lessa.

Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.